A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no cenário educacional estão sendo eficazes, pois auxiliam nas práticas de salas de aulas dos professores, e servem como suporte no processo de ensino e aprendizagem dos alunos para superar algumas limitações presentes no contexto escolar, em particular, no ensino de física. e atrelado a isso, vivenciamos um período pandêmico que trouxe inúmeros desafios a todas as esferas educacionais. Desse modo, as TIC, apresentaram-se como ferramentas importantes, por trazerem aplicações e diversas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem para a Física, como forma de auxiliar no processo educativo dos alunos no formato presencial ou remoto. Uma possibilidade de utilização e objeto dessa pesquisa, é o uso dos microcontroladores, através da abordagem do Arduino. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didática experimental numa turma do 2º ano do Ensino Médio, aplicando o conceito físico de Pêndulo simples, utilizando o Arduino e o software Excel. O experimento confeccionado é fruto de uma investigação como participante do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC ) da cota 2021/2022 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em que, foi desenvolvido a construção do kit experimental utilizado nesta pesquisa. Baseado nas pesquisas analisadas durante a execução do projeto, como também na obtenção dos dados experimentais da pesquisa, concluímos que a utilização do Arduino como ferramenta auxiliar no ensino de Física pode estreitar laços entre a tecnologia e a experimentação, podendo possibilitar uma facilitação no aprendizado dos conteúdos propostos.