O presente trabalho teve o objetivo produzir caracóis utilizando a técnica do origami, como atividade lúdica durante o ensino da classe gastropoda. A pesquisa delineou-se como qualitativa, onde a expansão das análises aprofunda-se no contexto do significado das relações humanas e ações, distanciando-se percepções estatísticas (Minayo, 2003). E o método utilizado foi o estudo de caso (Yin, 2001), fazendo analise sobre a utilização da técnica de origami no ensino de ciências, surgindo a proposta “ciênorigami”, que pode ser utilizada como atividade lúdica em qualquer conteúdo de ciências, onde se encontre possibilidade na técnica de construção de material que represente a temática. Participaram do estudo alunos de uma turma do ensino médio, de uma escola no interior de Alagoas. No primeiro momento realizou-se uma aula sobre as características da classe gastropoda; No segundo momento foi realizado uma oficina de Origami para produção dos caracóis com os alunos; No terceiro momento os alunos realizaram uma exposição dos caracóis produzidos para os alunos de outras turmas, apresentado as características principais da classe estudada. Os resultados apresentaram que incluir uma atividade mão na massa durante o estudo de um tema aguça a curiosidade dos alunos, além de permitir que eles conheçam uma técnica que aprimora a coordenação motora, atenção e concentração. Dessa forma, eles puderam associar as características dos gastrópodes as suas produções.