O presente artigo tem como principal objetivo discutir a importância do uso de gêneros textuais diversificados nas aulas de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental, considerando a relevância dos gêneros discursivos como forma de promover a alfabetização científica. O estudo se apoiou na metodologia da pesquisa bibliográfica e seguiu uma abordagem qualitativa em torno da literatura selecionada. Além de abordar aspectos relacionados ao conceito de Enunciado, Enunciado concreto e Enunciação, o artigo conduz a discussão para a compreensão de como as práticas discursivas podem favorecer na promoção da alfabetização científica nas aulas de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em face disso, discute-se também sobre a atuação dos professores que lecionam nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e a pertinência de práticas pedagógicas que contemplem os variados gêneros textuais nessa fase de escolaridade como caminho possível para a construção dos conhecimentos científicos. Com base no levantamento da pesquisa bibliográfica, o estudo deixa evidenciado que há urgência na oferta de cursos de formação continuada voltados para o aprimoramento de práticas pedagógicas para o Ensino de Ciências, bem como na necessidade de repensar os currículos dos cursos superiores responsáveis por formar os professores dos anos iniciais, pois embora a gama de gêneros textuais seja extensa, é preciso preparar o profissional docente para fazer uso apropriado destes.