Artigo CONEDU - Ensino de Ciências

E-books

ISBN: 978-65-86901-71-9

O NEGACIONISMO CIENTÍFICO ENTRE OS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: A PERCEPÇÃO SOBRE DISCURSOS NEGACIONISTAS FUNDAMENTADOS EM PSEUDOCIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-07-12 14:49:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91269
    "edicao_id" => 257
    "trabalho_id" => 1797
    "inscrito_id" => 12837
    "titulo" => "O NEGACIONISMO CIENTÍFICO ENTRE OS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: A PERCEPÇÃO SOBRE DISCURSOS NEGACIONISTAS FUNDAMENTADOS EM PSEUDOCIÊNCIA"
    "resumo" => "O negacionismo científico está diretamente relacionado a negar fatos e evidências já estudados e comprovados cientificamente. Existem grupos que negam os problemas ambientais, a eficácia das vacinas, o formato geoide da Terra e até mesmo a Teoria da Evolução proposta por Darwin. Sumariamente, esses grupos propagam seus discursos na tentativa de disseminar ideias infundadas, de forma veementes ou por frases mais articuladas simulando uma fundamentação. Entendendo que o negacionismo científico pode afetar negativamente a credibilidade da Ciência e compreendendo que os cursos de Ciências Biológicas buscam formar profissionais atuantes nos processos do Ensino de Ciências da população, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de graduandos em Ciências Biológicas sobre questões relacionadas ao negacionismo científico fundamentadas em “teorias” pseudocientíficas. Para isso, aplicamos questionário online de concordância com escala do tipo likert, com dez afirmativas. O questionário foi disponibilizado aos participantes da pesquisa com a ferramenta Google formulários, a partir do envio de e-mail institucional. A pesquisa obteve 88 questionários respondidos, sendo 32 de participantes bacharelandos e 56 de participantes licenciandos. Identificamos, nas respostas aos questionários, que os participantes discordam dos discursos veementes comumente propagados por seguidores do movimento Terra plana, do movimento antivacina, tendo um índice de discordância superior a 95%. Entretanto, não há consenso quando analisamos as questões relacionadas à Saúde. Sobre homeopatia, ≈ 23,8% concordam com a eficácia desta ou não sabem o que é, já sobre a “medicina” quântica o índice dos discentes que não sabem do se trata essa pseudociência é de ≈ 40,9%. A partir destes dados podemos inferir que estes discentes reconhecem e são contrários à discursos mais conhecidos propagados pelos negacionistas, todavia, quando se deparam com questões ligadas à Saúde, é notório um desconhecimento dos fatos, o que poderia aproximar esses futuros profissionais das falácias pseudocientíficas e dos discursos negacionistas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID12837_TB1797_01122022185536.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:25:41"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS LAU DAMASCENO"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "mldamasceno.lbi@uesc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91269
    "edicao_id" => 257
    "trabalho_id" => 1797
    "inscrito_id" => 12837
    "titulo" => "O NEGACIONISMO CIENTÍFICO ENTRE OS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: A PERCEPÇÃO SOBRE DISCURSOS NEGACIONISTAS FUNDAMENTADOS EM PSEUDOCIÊNCIA"
    "resumo" => "O negacionismo científico está diretamente relacionado a negar fatos e evidências já estudados e comprovados cientificamente. Existem grupos que negam os problemas ambientais, a eficácia das vacinas, o formato geoide da Terra e até mesmo a Teoria da Evolução proposta por Darwin. Sumariamente, esses grupos propagam seus discursos na tentativa de disseminar ideias infundadas, de forma veementes ou por frases mais articuladas simulando uma fundamentação. Entendendo que o negacionismo científico pode afetar negativamente a credibilidade da Ciência e compreendendo que os cursos de Ciências Biológicas buscam formar profissionais atuantes nos processos do Ensino de Ciências da população, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de graduandos em Ciências Biológicas sobre questões relacionadas ao negacionismo científico fundamentadas em “teorias” pseudocientíficas. Para isso, aplicamos questionário online de concordância com escala do tipo likert, com dez afirmativas. O questionário foi disponibilizado aos participantes da pesquisa com a ferramenta Google formulários, a partir do envio de e-mail institucional. A pesquisa obteve 88 questionários respondidos, sendo 32 de participantes bacharelandos e 56 de participantes licenciandos. Identificamos, nas respostas aos questionários, que os participantes discordam dos discursos veementes comumente propagados por seguidores do movimento Terra plana, do movimento antivacina, tendo um índice de discordância superior a 95%. Entretanto, não há consenso quando analisamos as questões relacionadas à Saúde. Sobre homeopatia, ≈ 23,8% concordam com a eficácia desta ou não sabem o que é, já sobre a “medicina” quântica o índice dos discentes que não sabem do se trata essa pseudociência é de ≈ 40,9%. A partir destes dados podemos inferir que estes discentes reconhecem e são contrários à discursos mais conhecidos propagados pelos negacionistas, todavia, quando se deparam com questões ligadas à Saúde, é notório um desconhecimento dos fatos, o que poderia aproximar esses futuros profissionais das falácias pseudocientíficas e dos discursos negacionistas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID12837_TB1797_01122022185536.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:25:41"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS LAU DAMASCENO"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "mldamasceno.lbi@uesc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 257
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
        "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 257
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
        "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 151
                "edicao_id" => 257
                "codigo" => "978-65-86901-71-9"
                "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n
                  ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n
                  ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n
                  ALINE PEIXOTO VILA&Ccedil;A DIAS (UENF)<br />\r\n
                  ANA MARIA GON&Ccedil;ALVES DUARTE &nbsp;<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAIC&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n
                  DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n
                  DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANH&Atilde;O (UFAL)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n
                  GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n
                  GL&Eacute;CILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n
                  KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n
                  LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFER&Ecirc;NCIA EM ENSINO M&Eacute;DIO PROFESSORA AM&Eacute;LIA COELHO)<br />\r\n
                  LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n
                  LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n
                  MARCOS VIN&Iacute;CIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA DANIELLE ARA&Uacute;JO MOTA (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Rem&iacute;gio/PB)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PIERRE ANDR&Eacute; GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n
                  REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n
                  RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n
                  SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  SAULO VER&Ccedil;OSA NIC&Aacute;CIO (UFAL)<br />\r\n
                  STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO UNIFACOL)<br />\r\n
                  TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n
                  TATIANE VIEIRA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O (IFBA/UFBA)<br />\r\n
                  THAIS PETIZERO DION&Iacute;ZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPI&Uacute;NA)<br />\r\n
                  WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf"
                "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 151
                "edicao_id" => 257
                "codigo" => "978-65-86901-71-9"
                "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n
                  ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n
                  ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n
                  ALINE PEIXOTO VILA&Ccedil;A DIAS (UENF)<br />\r\n
                  ANA MARIA GON&Ccedil;ALVES DUARTE &nbsp;<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAIC&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n
                  DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n
                  DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANH&Atilde;O (UFAL)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n
                  GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n
                  GL&Eacute;CILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n
                  KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n
                  LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFER&Ecirc;NCIA EM ENSINO M&Eacute;DIO PROFESSORA AM&Eacute;LIA COELHO)<br />\r\n
                  LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n
                  LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n
                  MARCOS VIN&Iacute;CIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA DANIELLE ARA&Uacute;JO MOTA (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Rem&iacute;gio/PB)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PIERRE ANDR&Eacute; GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n
                  REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n
                  RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n
                  SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  SAULO VER&Ccedil;OSA NIC&Aacute;CIO (UFAL)<br />\r\n
                  STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO UNIFACOL)<br />\r\n
                  TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n
                  TATIANE VIEIRA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O (IFBA/UFBA)<br />\r\n
                  THAIS PETIZERO DION&Iacute;ZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPI&Uacute;NA)<br />\r\n
                  WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf"
                "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O negacionismo científico está diretamente relacionado a negar fatos e evidências já estudados e comprovados cientificamente. Existem grupos que negam os problemas ambientais, a eficácia das vacinas, o formato geoide da Terra e até mesmo a Teoria da Evolução proposta por Darwin. Sumariamente, esses grupos propagam seus discursos na tentativa de disseminar ideias infundadas, de forma veementes ou por frases mais articuladas simulando uma fundamentação. Entendendo que o negacionismo científico pode afetar negativamente a credibilidade da Ciência e compreendendo que os cursos de Ciências Biológicas buscam formar profissionais atuantes nos processos do Ensino de Ciências da população, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de graduandos em Ciências Biológicas sobre questões relacionadas ao negacionismo científico fundamentadas em “teorias” pseudocientíficas. Para isso, aplicamos questionário online de concordância com escala do tipo likert, com dez afirmativas. O questionário foi disponibilizado aos participantes da pesquisa com a ferramenta Google formulários, a partir do envio de e-mail institucional. A pesquisa obteve 88 questionários respondidos, sendo 32 de participantes bacharelandos e 56 de participantes licenciandos. Identificamos, nas respostas aos questionários, que os participantes discordam dos discursos veementes comumente propagados por seguidores do movimento Terra plana, do movimento antivacina, tendo um índice de discordância superior a 95%. Entretanto, não há consenso quando analisamos as questões relacionadas à Saúde. Sobre homeopatia, ≈ 23,8% concordam com a eficácia desta ou não sabem o que é, já sobre a “medicina” quântica o índice dos discentes que não sabem do se trata essa pseudociência é de ≈ 40,9%. A partir destes dados podemos inferir que estes discentes reconhecem e são contrários à discursos mais conhecidos propagados pelos negacionistas, todavia, quando se deparam com questões ligadas à Saúde, é notório um desconhecimento dos fatos, o que poderia aproximar esses futuros profissionais das falácias pseudocientíficas e dos discursos negacionistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.