Apesar do crescimento das pesquisas dentro da temática da Educação Especial e Inclusiva, a área das Ciências Naturais apresenta poucas pesquisas sobre esse tema. A partir disso surge a necessidade de fazer um levantamento sobre a produção recente de materiais adaptados para a aprendizagem de Ciências para alunos com deficiência visual. A revisão bibliográfica foi realizada a partir de periódicos acadêmicos com estratos iguais ou acima de B2 na área de ensino de Ciências pelo qualis da CAPES. Assim, foram selecionados quatro periódicos para análise de todo o acervo digital online disponível em seus respectivos websites: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (A2), Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (A2), Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (B2) e Revista Ciências & Ideias (B1). Foram também escolhidos quatro congressos para o levantamento das produções das duas últimas edições de cada evento. Foram escolhidos dois eventos com destaque na pesquisa na área de ensino de Ciências e Biologia: Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC); um congresso voltado para a pesquisa sobre educação em geral: Congresso Nacional de Educação (CONEDU); e um congresso inteiramente direcionado para a pesquisa sobre educação inclusiva: Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI). Neste trabalho é feita uma análise de cada publicação, mas em linhas gerais, observa-se que ocorreu um aumento nas publicações sobre a confecção desses modelos a partir de 2016 e que a maior parte deles são produzidos com materiais de baixo custo, no entanto, muitos não são avaliados por usuários com deficiência visual, como preconizam pesquisadores como Silva e Sassaki.