O Núcleo Temático (NT) se apresenta como uma componente curricular obrigatória presente nos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que tem como objetivo, buscar uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, de maneira indissociável. No curso Licenciatura em Química, trabalha-se com o tema “Espaços não formais em Educação”, buscando desenvolver ações com as escolas e comunidades locais para a construção de conhecimentos químicos numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar, na cidade de São Raimundo Nonato-PI. Nesse sentido, o presente trabalho de pesquisa, tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas a partir das ações desenvolvidas na disciplina durante a pandemia, buscando analisar as percepções dos estudantes quanto à sua importância para a formação acadêmica. Trata-se de um estudo qualitativo, que se enquadra como um relato de experiência. Participaram das ações do NT, 11 estudantes e 3 professores do curso. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário de opinião, contendo 7 questões abertas. Entre os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas, é possível destacar: a) Em relação à organização da disciplina: Discussão dos pressupostos teóricos sobre os espaços não formais no ensino de Química; Desenvolvimento de um projeto educacional com base na escolha de um dos quatro eixos do NT; Apresentação de um projeto educacional; Aula de campo no Parque Nacional Serra da Capivara e construção de propostas de ensino. b) Em relação à avaliação dos estudantes: Percebe-se que os estudantes avaliaram positivamente as ações do NT, revelando que a disciplina colaborou construtivamente para pensar a construção de projetos de ensino e sequências didáticas com base no tema “espaços não formais no ensino de Química” numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar, trazendo novas reflexões que ajudaram a entender a sua importância e utilização na formação inicial de professores de Química.