No nível da Educação Básica, a Biologia é considerada uma das disciplinas de difícil compreensão, uma vez que reúne um grande elenco de conceitos científicos. Nesta pesquisa, enfatizamos a importância da abordagem dos conteúdos utilizando, como estratégia didática, o ensino por experimentação, que se mostrou como um importante meio no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho traz o relato de uma experiência didática desenvolvida no âmbito da escola básica, cujo objetivo geral consistiu em analisar o êxito das aulas experimentais na abordagem dos conteúdos de Bioquímica Celular. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Monsenhor José da Silva Coutinho, localizada na cidade de Esperança/PB. Os instrumentos de coleta de dados consistiram de um questionário e um roteiro de entrevista. Os dados resultantes da investigação receberam tratamento qualitativo-descritivo. A partir das respostas dos questionários e das transcrições das entrevistas, foi realizada a categorização. Os dados foram recortados visando à exploração aprofundada dos enxertos mais significativos da temática pesquisada. Além disso, foram agrupados em categorias semânticas das sentenças gramaticais e analisados mediante a Análise Temática do Discurso de Bardin (2011) que subsidiaram a construção das seguintes categorias de análises dos dados: Percepção, compreensão, reconstrução conceitual e ressignificação dos conhecimentos quanto aos conteúdos de Bioquímica Celular. Os principais resultados obtidos mostraram que através da utilização das aulas experimentais, os estudantes puderam reconstruir conceitos científicos a partir dos conhecimentos prévios sensoriais e culturais, trazidos pelos mesmos através de suas vivências. Esse trabalho nos leva a crer que o ensino por experimentação se apresentou como uma importante estratégia no ensino de Biologia, inclusive contribuindo para a reconstrução conceitual dos conteúdos de Bioquímica Celular.