Artigo CONEDU - Ensino de Ciências

E-books

ISBN: 978-65-86901-71-9

MÃO NA MASSA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS – ESTRATÉGIA E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-07-12 14:49:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91270 "edicao_id" => 257 "trabalho_id" => 1830 "inscrito_id" => 13546 "titulo" => "MÃO NA MASSA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS – ESTRATÉGIA E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho se constitui numa pesquisa na área do Ensino de Ciências com enfoque no aluno com Deficiência Intelectual (DI) e teve como objetivo construir uma alternativa pedagógica, a partir da proposta metodológica Mão na Massa com base em atividades que favoreçam o acesso igualitário ao conhecimento científico a todos os alunos. A metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa aplicada. Quanto aos procedimentos de coleta e de análise de dados, adotou-se a análise de conteúdo segundo Laurence Bardin. As etapas de investigação ocorreram em dois momentos distintos: a confecção de um e-book composto por cinco sequências didáticas e a avaliação e validação deste material por cinco professores de ciências efetivos de uma rede pública de ensino, utilizando para isso um instrumento de avaliação estruturado segundo as dimensões de análise proposto Guimarães e Giordan. No desenvolvimento da pesquisa, os resultados demonstraram a necessidade de mudanças na postura da escola e na prática pedagógica de seus professores, sendo possível evidenciar ainda as fragilidades no processo de inclusão. Em relação as sequências didáticas, foram bem aceita pelos professores, pois os dados analisados a partir dos critérios: suficiente, insuficiente e mais que suficiente, atenderam com êxito os itens avaliados, mesmo com a necessidade de rever alguns pontos. O e-book foi disponibilizado aos professores avaliadores na perspectiva de fazer valer a sua aplicabilidade, assim como esperamos que os resultados deste estudo possam abrir espaço para que novas pesquisas sejam realizadas na área.O presente trabalho se constitui numa pesquisa na área do Ensino de Ciências com enfoque no aluno com Deficiência Intelectual (DI) e teve como objetivo construi" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13546_TB1830_14072022224446.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:25:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE SABRINA DOS REIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrina.batista17@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91270 "edicao_id" => 257 "trabalho_id" => 1830 "inscrito_id" => 13546 "titulo" => "MÃO NA MASSA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS – ESTRATÉGIA E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho se constitui numa pesquisa na área do Ensino de Ciências com enfoque no aluno com Deficiência Intelectual (DI) e teve como objetivo construir uma alternativa pedagógica, a partir da proposta metodológica Mão na Massa com base em atividades que favoreçam o acesso igualitário ao conhecimento científico a todos os alunos. A metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa aplicada. Quanto aos procedimentos de coleta e de análise de dados, adotou-se a análise de conteúdo segundo Laurence Bardin. As etapas de investigação ocorreram em dois momentos distintos: a confecção de um e-book composto por cinco sequências didáticas e a avaliação e validação deste material por cinco professores de ciências efetivos de uma rede pública de ensino, utilizando para isso um instrumento de avaliação estruturado segundo as dimensões de análise proposto Guimarães e Giordan. No desenvolvimento da pesquisa, os resultados demonstraram a necessidade de mudanças na postura da escola e na prática pedagógica de seus professores, sendo possível evidenciar ainda as fragilidades no processo de inclusão. Em relação as sequências didáticas, foram bem aceita pelos professores, pois os dados analisados a partir dos critérios: suficiente, insuficiente e mais que suficiente, atenderam com êxito os itens avaliados, mesmo com a necessidade de rever alguns pontos. O e-book foi disponibilizado aos professores avaliadores na perspectiva de fazer valer a sua aplicabilidade, assim como esperamos que os resultados deste estudo possam abrir espaço para que novas pesquisas sejam realizadas na área.O presente trabalho se constitui numa pesquisa na área do Ensino de Ciências com enfoque no aluno com Deficiência Intelectual (DI) e teve como objetivo construi" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13546_TB1830_14072022224446.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:25:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE SABRINA DOS REIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrina.batista17@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 257 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "logo" => null "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 257 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "logo" => null "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 151 "edicao_id" => 257 "codigo" => "978-65-86901-71-9" "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n ALINE PEIXOTO VILA&Ccedil;A DIAS (UENF)<br />\r\n ANA MARIA GON&Ccedil;ALVES DUARTE &nbsp;<br />\r\n ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEI&Oacute;)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAIC&Oacute;)<br />\r\n CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANH&Atilde;O (UFAL)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n GL&Eacute;CILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFER&Ecirc;NCIA EM ENSINO M&Eacute;DIO PROFESSORA AM&Eacute;LIA COELHO)<br />\r\n LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n MARCOS VIN&Iacute;CIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n MARIA DANIELLE ARA&Uacute;JO MOTA (UFAL)<br />\r\n MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Rem&iacute;gio/PB)<br />\r\n N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PIERRE ANDR&Eacute; GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n SAULO VER&Ccedil;OSA NIC&Aacute;CIO (UFAL)<br />\r\n STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO UNIFACOL)<br />\r\n TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n TATIANE VIEIRA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O (IFBA/UFBA)<br />\r\n THAIS PETIZERO DION&Iacute;ZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPI&Uacute;NA)<br />\r\n WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE) """ "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf" "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 151 "edicao_id" => 257 "codigo" => "978-65-86901-71-9" "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n ALINE PEIXOTO VILA&Ccedil;A DIAS (UENF)<br />\r\n ANA MARIA GON&Ccedil;ALVES DUARTE &nbsp;<br />\r\n ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEI&Oacute;)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAIC&Oacute;)<br />\r\n CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANH&Atilde;O (UFAL)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n GL&Eacute;CILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFER&Ecirc;NCIA EM ENSINO M&Eacute;DIO PROFESSORA AM&Eacute;LIA COELHO)<br />\r\n LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n MARCOS VIN&Iacute;CIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n MARIA DANIELLE ARA&Uacute;JO MOTA (UFAL)<br />\r\n MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Rem&iacute;gio/PB)<br />\r\n N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PIERRE ANDR&Eacute; GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n SAULO VER&Ccedil;OSA NIC&Aacute;CIO (UFAL)<br />\r\n STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO UNIFACOL)<br />\r\n TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n TATIANE VIEIRA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O (IFBA/UFBA)<br />\r\n THAIS PETIZERO DION&Iacute;ZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPI&Uacute;NA)<br />\r\n WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE) """ "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf" "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O presente trabalho se constitui numa pesquisa na área do Ensino de Ciências com enfoque no aluno com Deficiência Intelectual (DI) e teve como objetivo construir uma alternativa pedagógica, a partir da proposta metodológica Mão na Massa com base em atividades que favoreçam o acesso igualitário ao conhecimento científico a todos os alunos. A metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa aplicada. Quanto aos procedimentos de coleta e de análise de dados, adotou-se a análise de conteúdo segundo Laurence Bardin. As etapas de investigação ocorreram em dois momentos distintos: a confecção de um e-book composto por cinco sequências didáticas e a avaliação e validação deste material por cinco professores de ciências efetivos de uma rede pública de ensino, utilizando para isso um instrumento de avaliação estruturado segundo as dimensões de análise proposto Guimarães e Giordan. No desenvolvimento da pesquisa, os resultados demonstraram a necessidade de mudanças na postura da escola e na prática pedagógica de seus professores, sendo possível evidenciar ainda as fragilidades no processo de inclusão. Em relação as sequências didáticas, foram bem aceita pelos professores, pois os dados analisados a partir dos critérios: suficiente, insuficiente e mais que suficiente, atenderam com êxito os itens avaliados, mesmo com a necessidade de rever alguns pontos. O e-book foi disponibilizado aos professores avaliadores na perspectiva de fazer valer a sua aplicabilidade, assim como esperamos que os resultados deste estudo possam abrir espaço para que novas pesquisas sejam realizadas na área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.