Em 2013, o documento oficial Diretrizes Curriculares Nacionais, do Ensino Médio, incorpora a pesquisa como um princípio pedagógico. Dessa forma, a pesquisa como princípio pedagógico transforma o educando como protagonista da sua própria investigação, buscando respostas a partir de um processo autônomo de construção de seus conhecimentos. Com os trabalhos apresentados em feiras de ciência, percebe-se que os envolvidos nesse processo tiveram maior possibilidade de conhecimento, interação e participação ativa nas atividades. Pensando nisso, o presente estudo fez um levantamento bibliográfico e identificou o quanto participação em feiras científicas que envolvam o método científico podem levar a melhora no aprendizado em áreas multidisciplinares. Assim, foi compilado um conjunto de estudos publicados sobre a temática feira de ciências e sua interferência no ensino e aprendizado. Foram incluídas todas as publicações retornadas e dentro destas, foi feita uma seleção dos trabalhos diretamente ligados ao tema. Desses estudos foram extraídas informações sobre o título do estudo, data dessas publicações e principais resultados e impactos encontrados. No levantamento dos trabalhos, foram retornados 114 mil resultados, dentre estes pelo menos 300 trabalhos tratavam a temática feira de ciências. No geral, todos esses trabalhos tem como principal resultado que a melhor forma de aprender é fazendo, e isso inclui a participação em feiras como um processo ativo do aluno facilitando o processo de aprendizagem. O resgate desta modalidade de ensino é importante para o ensino-aprendizagem, da relação professor-aluno, ajudando na convivência e ao mesmo tempo atingindo o objetivo, que é despertar o interesse do aluno para o estudo, protagonizando seu aprendizado, ou seja, produzindo Ciência. Outros trabalhos também apontam para a importância das feiras de ciências na formação dos professores de biologia, onde os educadores responderam sentir-se mais preparados como profissionais. Mostrando a importância desta temática não só para os educandos, mas também para os educadores.