Considerando experiências docentes no período pandêmico, em que o ensino remoto abriu diversas lacunas no processo de aprendizagem de alunos de todas as áreas e as dificuldades de acesso desse público às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), percebeu-se a necessidade de rediscutir metodologias de ensino de leitura numa perspectiva crítica. Assim, o fito deste trabalho é apresentar uma proposta aplicável de atividade de leitura para o 9º ano dos anos finais do ensino fundamental, a partir de um texto publicitário multimodal estático, baseada nos pressupostos da Semiótica Social (KRESS E VAN LEEUWEN, 2006), à luz da Gramática do Design Visual, e tendo em vista que o texto é um evento sociocomunicativo e que seus sentidos são negociados e construídos na interação (CAVALCANTE, 2017). Para isso, apresentamos trabalhos realizados no âmbito da Linguística Aplicada em interface com a Linguística Textual sobre o ensino de leitura, em um breve estado da arte, além de propormos uma discussão sobre a relevância do trabalho com o texto publicitário na sala de aula (CARVALHO, 2002; 2014). Ademais, traçamos um panorama dos estudos sobre a Pedagogia dos Multiletramentos (GRUPO NOVA LONDRES, 2021) e seus os impactos para o ensino no intuito de propor uma abordagem de ensino crítico e situado.