O subprojeto “Ler, escrever e contar sobre o nosso lugar no mundo: o trabalho com narrativas de famílias na Educação Básica da Baixada Fluminense” faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no período de 2022-2024. O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas educativas sobre alfabetização e letramento desenvolvidas pelo PIBID Pedagogia IM/UFRRJ nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Monteiro Lobato em Nova Iguaçu/RJ. A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativa, parte do referencial bibliográfico, buscando trabalhar com os conceitos de Alfabetização, Letramento e narrativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Destacando dentre os referenciais: Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2004, 2006), Costa, Santos e Costa (2022). Analisamos a vivência em torno do dia 19 de abril na Escola Municipal Monteiro Lobato em Nova Iguaçu/RJ, o dia dos Povos Indígenas, data de comemoração da diversidade cultural indígena, abordando a importância de romper com os estereótipos existentes e demonstrar de forma lúdica aos alunos as conexões interculturais do cotidiano urbano que envolve veementemente a cultura indígena brasileira. Um conjunto de atividades trabalharam o dia dos Povos Indígenas, incluindo a leitura de livro, roda de conversa reforçando a presença de inúmeras palavras de origem indígena no cotidiano brasileiro, construção de cerâmica de inspiração indígena e registros gráficos. Novas narrativas são efetivadas nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Nova Iguaçu/RJ, elas se somam aos processos de alfabetização e de letramento.