Este artigo tem como escopo refletir acerca do ensino e aprendizagem, em Língua Portuguesa, no que tange ao ensino do gênero história em quadrinhos (HQs) em sala de aula de Língua Portuguesa de uma escola pública da rede estadual na cidade de Açu/RN. O corpus desta pesquisa foi constituído a partir da realização de uma oficina de HQs, em uma turma do 6º ano na Escola Estadual de Tempo Integral Poeta Renato Caldas, localizada na cidade de Açu\RN, por intermédio de três alunos bolsistas, supervisionados por uma professora da disciplina de Língua Portuguesa, durante o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Tendo como objetivo analisar a importância do gênero HQs no processo de ensino e aprendizagem, especificamente na área da leitura e escrita. Para refletirmos sobre esses processos, nos apoiamos no aporte teórico de autores como Scott McCloud (1995), Guimarães (2003), Bakhtin (2003), Santos Neto e Silva (2015), Silvério e Rezende (2012), Severo (2015), Nunes, Mendes e Oliveira (2018), Vergueiro e Ramos (2009). Os resultados revelam que ao se engajarem em tais práticas de leitura e escrita, os alunos não apenas aprimoraram suas habilidades de escrita, mas também foram capacitados a compreender e adequar seus conhecimentos em diversos modos sociais de uso da língua, demonstrando-se com êxito no que tange ao processo de ensino e aprendizagem da língua.