Neste trabalho, relata-se as experiências vivenciadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica-CAPES, em sua terceira edição no Curso de Pedagogia- UFMA, com o objetivo de compreender as implicações do trabalho da Arte em consonância com as demais disciplinas através da implementação do projeto didático “Eu sou Arte”, elaborado pelas residentes visando democratizar o acesso à arte aos alunos, levando-os a uma jornada de autoconhecimento através do trabalho da vida e obra de artistas como Frida Kahlo e Airton Marinho. Os resultados decorrentes dessa experiência não se restringem aos alunos, ao difundir o acesso à arte, promovendo a valorização da experiência estética no ensino por meio de uma abordagem interdisciplinar, reverberando ainda na formação docente através do incentivo à criação de iniciativas pedagógicas criativas e integradoras, culminando na formação de uma postura autônoma no que tange à construção de sua identidade profissional por meio da articulação entre teoria e prática no cenário escolar. O estudo é do tipo investigação-ação, utilizando diários de bordo e experiências vivenciadas em turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental durante o segundo semestre de 2024 em uma escola pública de São Luís, MA, atividades fundamentadas em autores como Morin (2001, 2003, 2020) e Dewey (1979, 2010). O trabalho desenvolvido evidencia a importância da arte na educação ao promover a expressão pessoal, o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, permitindo que se reconheçam como protagonistas de sua própria trajetória através do estímulo de uma visão crítica de si e do mundo ao seu redor.