O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A ARTE E SUAS POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107337 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 658 "titulo" => "O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A ARTE E SUAS POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Neste trabalho, relata-se as experiências vivenciadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica-CAPES, em sua terceira edição no Curso de Pedagogia- UFMA, com o objetivo de compreender as implicações do trabalho da Arte em consonância com as demais disciplinas através da implementação do projeto didático “Eu sou Arte”, elaborado pelas residentes visando democratizar o acesso à arte aos alunos, levando-os a uma jornada de autoconhecimento através do trabalho da vida e obra de artistas como Frida Kahlo e Airton Marinho. Os resultados decorrentes dessa experiência não se restringem aos alunos, ao difundir o acesso à arte, promovendo a valorização da experiência estética no ensino por meio de uma abordagem interdisciplinar, reverberando ainda na formação docente através do incentivo à criação de iniciativas pedagógicas criativas e integradoras, culminando na formação de uma postura autônoma no que tange à construção de sua identidade profissional por meio da articulação entre teoria e prática no cenário escolar. O estudo é do tipo investigação-ação, utilizando diários de bordo e experiências vivenciadas em turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental durante o segundo semestre de 2024 em uma escola pública de São Luís, MA, atividades fundamentadas em autores como Morin (2001, 2003, 2020) e Dewey (1979, 2010). O trabalho desenvolvido evidencia a importância da arte na educação ao promover a expressão pessoal, o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, permitindo que se reconheçam como protagonistas de sua própria trajetória através do estímulo de uma visão crítica de si e do mundo ao seu redor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID658_TB492_26042024180736.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA VIDIGAL DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "roberta.costa@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107337 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 658 "titulo" => "O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A ARTE E SUAS POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Neste trabalho, relata-se as experiências vivenciadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica-CAPES, em sua terceira edição no Curso de Pedagogia- UFMA, com o objetivo de compreender as implicações do trabalho da Arte em consonância com as demais disciplinas através da implementação do projeto didático “Eu sou Arte”, elaborado pelas residentes visando democratizar o acesso à arte aos alunos, levando-os a uma jornada de autoconhecimento através do trabalho da vida e obra de artistas como Frida Kahlo e Airton Marinho. Os resultados decorrentes dessa experiência não se restringem aos alunos, ao difundir o acesso à arte, promovendo a valorização da experiência estética no ensino por meio de uma abordagem interdisciplinar, reverberando ainda na formação docente através do incentivo à criação de iniciativas pedagógicas criativas e integradoras, culminando na formação de uma postura autônoma no que tange à construção de sua identidade profissional por meio da articulação entre teoria e prática no cenário escolar. O estudo é do tipo investigação-ação, utilizando diários de bordo e experiências vivenciadas em turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental durante o segundo semestre de 2024 em uma escola pública de São Luís, MA, atividades fundamentadas em autores como Morin (2001, 2003, 2020) e Dewey (1979, 2010). O trabalho desenvolvido evidencia a importância da arte na educação ao promover a expressão pessoal, o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, permitindo que se reconheçam como protagonistas de sua própria trajetória através do estímulo de uma visão crítica de si e do mundo ao seu redor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID658_TB492_26042024180736.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA VIDIGAL DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "roberta.costa@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }