O presente trabalho é resultado das vivências como bolsistas do Programa de Residência Pedagógica-PRP, enquanto estudantes do curso de Pedagogia do 9° semestre na Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus XII, situada na cidade de Guanambi-BA. O objetivo é refletir acerca das narrativas do cotidiano da educação infantil como uma opção teórico-metodológica que possibilita o protagonismo das crianças. O Programa de Residência Pedagógica com o subprojeto “Pedagogias, Culturas da Infância e Formação Docente na Educação Infantil” foi aprovado no edital 24/2022, tendo em vista a inserção de residentes em escolas de educação infantil, contando com a carga horária de 20h semanais. Nesta inserção, adotamos como procedimento a observação participante na sala referência de uma turma de crianças de três anos de idade, registros por meio de fotografias, vídeos e narrativas do cotidiano. Os resultados dessa experiência e reflexão demonstram que as narrativas do cotidiano se apresentaram como primícia na articulação e planejamento dos contextos de experiência e se tornaram elementos potencializadores da ação pedagógica, quando é precedido de uma escuta e observação sensíveis. Trata-se de um instrumento de registro, reflexão, interpretação e compartilhamento do que as crianças vivenciam na Educação Infantil. Por fim, concluímos que a tomada de decisão da criança como coparticipante do processo de aprendizagem e experimentação é primordial nesse processo.