O lúdico, enquanto ferramenta mediadora e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, insere-se na ciência geográfica como uma possibilidade de avanço na abordagem de diversos conteúdos. Nesse sentido, foi apresentada a proposta de atividade “Oficina de Confecção de Máscaras Culturais Africanas: uma experiência lúdica no ensino de Geografia”. Aplicada na turma do 8º ano “A” da Escola Municipal Laura Pereira da Silva, relacionada ao tema “A inserção do lúdico no ensino e aprendizagem da Geografia”, tema de pesquisa do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) - Campus V, do curso de Licenciatura em Geografia. A oficina teve como objetivo incentivar os alunos a desenvolver uma visão crítica e reflexiva, abordando as diversas etnias africanas representadas através das máscaras como meio para explicar e conhecer as regiões territoriais africanas. Além disso, buscou mostrar como essas etnias podem estar inseridas na cultura da cidade de União dos Palmares, onde está localizada a Serra da Barriga, antigo Quilombo dos Palmares, aproveitando o contexto das alusões ao Dia da Consciência Negra em 20 de Novembro.