O ensino de conteúdos técnicos de determinadas disciplinas no curso de Enfermagem pode parecer distante da realidade de atuação do enfermeiro em formação, demandando, para esta abordagem na graduação, a utilização de ferramentas pedagógicas engajadoras e motivadoras para a efetiva aprendizagem. Visando esta demanda, foi desenvolvida a abordagem Case-based learning (aprendizagem baseada em casos) na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva I do curso de Enfermagem em uma faculdade privada de Maracanaú- CE. Na disciplina são abordados conhecimentos referentes ao cuidado em Saúde Ambiental e do Trabalhador, envolvendo legislação específica, análise de riscos e condutas de cuidado do Enfermeiro. A turma foi dividida em grupos de quatro alunos, os quais receberam um problema real envolvendo problemas ambientais que impactam na saúde do trabalhador e foram instigados a buscar soluções para os problemas apresentados, considerando fatores de risco presentes nas situações, aspectos da legislação ambiental e da segurança do trabalhador, com enfoque no cuidado de Enfermagem. Após estudo e aprofundamento das temáticas, os alunos apresentaram a condução dos casos em sala em partilha coletiva com a turma para reflexão sobre as demandas ambientais e seus impactos na saúde do trabalhador. Considera-se que a experiência proporcionou a aprendizagem colaborativa, incentivando a autorreflexão e reflexão crítica dos alunos, por meio do desenvolvimento da investigação científica, integrando teoria e prática. A abordagem também otimiza o papel do docente com mediador da aprendizagem, a qual, centrada no aluno, oferece caminhos mais dinâmicos e efetivos para a melhoria da formação dos futuros enfermeiros.