Os jogos didáticos são ferramentas pedagógicas que visam contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, pois permitem que, além do entretenimento, haja uma assimilação dos conceitos e conteúdos abordados em sala de aula. Para o ensino de Biologia, uma disciplina com uma amplitude de termos e conceitos complexos que dificultam a compreensão, a utilização de estratégias didáticas, como os jogos, pode ser favorável à aprendizagem. Nesse sentido, verificar as ferramentas apropriadas para divulgação, aplicação, desenvolvimento e criação de recursos que garantam uma melhoria no Ensino de Biologia é de suma importância. O objetivo desse trabalho é realizar um levantamento bibliográfico sobre o uso de jogos didáticos no Ensino de Biologia no Ensino Médio. A pesquisa é de caráter qualitativa com a tipologia de revisão bibliográfica. Utilizou-se os Anais dos eventos CONEDU e CONAPESC dos anos de 2019 a 2023, priorizando o eixo Ensino de Ciências e Pesquisa no Ensino de Ciências com os termos '' jogos lúdicos '' e '' lúdico no Ensino de Biologia ''. Analisaram-se áreas de conhecimentos abordados, a modalidade dos jogos e os seus benefícios no processo de ensino e aprendizagem. Foram identificadas e analisadas 30 produções acadêmicas para o presente trabalho. O desenvolvimento, condução e resultados das atividades com os jogos mostraram-se significativos. As principais áreas do conhecimento da Biologia contempladas foram: Genética, Zoologia e Citologia. As modalidades de jogos que sobressaíram foram jogos de tabuleiro e de Cartas. Além disso, os benefícios proporcionados pelas ferramentas lúdicas incluíam a melhor assimilação dos conceitos e fenômenos abordados durante as aulas, interação entre os alunos e uso do raciocínio para resolver problemas. Concluiu-se que os jogos didáticos são ferramentas que promovem uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, além possibilitar o aprendizado aliado ao entretenimento.