O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112393 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5001 "inscrito_id" => 14634 "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Os jogos didáticos são ferramentas pedagógicas que visam contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, pois permitem que, além do entretenimento, haja uma assimilação dos conceitos e conteúdos abordados em sala de aula. Para o ensino de Biologia, uma disciplina com uma amplitude de termos e conceitos complexos que dificultam a compreensão, a utilização de estratégias didáticas, como os jogos, pode ser favorável à aprendizagem. Nesse sentido, verificar as ferramentas apropriadas para divulgação, aplicação, desenvolvimento e criação de recursos que garantam uma melhoria no Ensino de Biologia é de suma importância. O objetivo desse trabalho é realizar um levantamento bibliográfico sobre o uso de jogos didáticos no Ensino de Biologia no Ensino Médio. A pesquisa é de caráter qualitativa com a tipologia de revisão bibliográfica. Utilizou-se os Anais dos eventos CONEDU e CONAPESC dos anos de 2019 a 2023, priorizando o eixo Ensino de Ciências e Pesquisa no Ensino de Ciências com os termos '' jogos lúdicos '' e '' lúdico no Ensino de Biologia ''. Analisaram-se áreas de conhecimentos abordados, a modalidade dos jogos e os seus benefícios no processo de ensino e aprendizagem. Foram identificadas e analisadas 30 produções acadêmicas para o presente trabalho. O desenvolvimento, condução e resultados das atividades com os jogos mostraram-se significativos. As principais áreas do conhecimento da Biologia contempladas foram: Genética, Zoologia e Citologia. As modalidades de jogos que sobressaíram foram jogos de tabuleiro e de Cartas. Além disso, os benefícios proporcionados pelas ferramentas lúdicas incluíam a melhor assimilação dos conceitos e fenômenos abordados durante as aulas, interação entre os alunos e uso do raciocínio para resolver problemas. Concluiu-se que os jogos didáticos são ferramentas que promovem uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, além possibilitar o aprendizado aliado ao entretenimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14634_TB5001_27102024231301.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TEIXEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "marcus.teixeira@discente.ufma.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112393 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5001 "inscrito_id" => 14634 "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Os jogos didáticos são ferramentas pedagógicas que visam contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, pois permitem que, além do entretenimento, haja uma assimilação dos conceitos e conteúdos abordados em sala de aula. Para o ensino de Biologia, uma disciplina com uma amplitude de termos e conceitos complexos que dificultam a compreensão, a utilização de estratégias didáticas, como os jogos, pode ser favorável à aprendizagem. Nesse sentido, verificar as ferramentas apropriadas para divulgação, aplicação, desenvolvimento e criação de recursos que garantam uma melhoria no Ensino de Biologia é de suma importância. O objetivo desse trabalho é realizar um levantamento bibliográfico sobre o uso de jogos didáticos no Ensino de Biologia no Ensino Médio. A pesquisa é de caráter qualitativa com a tipologia de revisão bibliográfica. Utilizou-se os Anais dos eventos CONEDU e CONAPESC dos anos de 2019 a 2023, priorizando o eixo Ensino de Ciências e Pesquisa no Ensino de Ciências com os termos '' jogos lúdicos '' e '' lúdico no Ensino de Biologia ''. Analisaram-se áreas de conhecimentos abordados, a modalidade dos jogos e os seus benefícios no processo de ensino e aprendizagem. Foram identificadas e analisadas 30 produções acadêmicas para o presente trabalho. O desenvolvimento, condução e resultados das atividades com os jogos mostraram-se significativos. As principais áreas do conhecimento da Biologia contempladas foram: Genética, Zoologia e Citologia. As modalidades de jogos que sobressaíram foram jogos de tabuleiro e de Cartas. Além disso, os benefícios proporcionados pelas ferramentas lúdicas incluíam a melhor assimilação dos conceitos e fenômenos abordados durante as aulas, interação entre os alunos e uso do raciocínio para resolver problemas. Concluiu-se que os jogos didáticos são ferramentas que promovem uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, além possibilitar o aprendizado aliado ao entretenimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14634_TB5001_27102024231301.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TEIXEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "marcus.teixeira@discente.ufma.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }