RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA NO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO IFMA CAXIAS NA DISCIPLINA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125695 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1895 "inscrito_id" => 8930 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA NO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO IFMA CAXIAS NA DISCIPLINA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS" "resumo" => "A monitoria pode ser compreendida como ferramenta de suporte no processo de ensino-aprendizagem que estimula o desenvolvimento do aprendizado, crescimento pessoal e profissional do discente (Gonçalves, 2020). Deste modo, o seguinte estudo se trata de um relato de experiência na disciplina de Circuitos Elétricos dentro do curso Bacharelado em Ciência da Computação IFMA (Instituto Federal do Maranhão) campus Caxias. A monitoria da disciplina decorreu durante dois períodos para a turma da computação ingressante em 2024, uma durante o primeiro semestre e outra no segundo semestre. A aplicação monitoria foi baseada em resolução de problemas, revisões de conteúdo da disciplina e de assuntos matemáticos básicos. Como monitor, notou-se dificuldades durante o período de vigência da monitoria, os discentes apresentaram desafios principalmente em relação ao teor dos conteúdos matemáticos fundamentais, que pertencem a matéria de Circuitos Elétricos, dessa forma impedindo-os de compreender e aplicar conteúdos aprendidos durante a aula com o docente. Contudo, com o prosseguimento da monitoria, foram perceptíveis melhoras em relação à aprendizagem do conteúdo, possibilitando-os a terem mais independência durante a resolução de problemas e melhores notas durante a aplicação das provas. À vista disso, o papel da monitoria pode melhorar o desempenho acadêmico em disciplinas encaradas como difíceis pelos discentes, tornando-se de essencial importância para evitar possíveis evasões durante o curso, tendo uma posição indispensável dentro das instituições de ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8930_TB1895_28102025094504.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LEONEL FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Leonel Santos" "autor_email" => "franciscoleonelfds@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125695 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1895 "inscrito_id" => 8930 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA NO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO IFMA CAXIAS NA DISCIPLINA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS" "resumo" => "A monitoria pode ser compreendida como ferramenta de suporte no processo de ensino-aprendizagem que estimula o desenvolvimento do aprendizado, crescimento pessoal e profissional do discente (Gonçalves, 2020). Deste modo, o seguinte estudo se trata de um relato de experiência na disciplina de Circuitos Elétricos dentro do curso Bacharelado em Ciência da Computação IFMA (Instituto Federal do Maranhão) campus Caxias. A monitoria da disciplina decorreu durante dois períodos para a turma da computação ingressante em 2024, uma durante o primeiro semestre e outra no segundo semestre. A aplicação monitoria foi baseada em resolução de problemas, revisões de conteúdo da disciplina e de assuntos matemáticos básicos. Como monitor, notou-se dificuldades durante o período de vigência da monitoria, os discentes apresentaram desafios principalmente em relação ao teor dos conteúdos matemáticos fundamentais, que pertencem a matéria de Circuitos Elétricos, dessa forma impedindo-os de compreender e aplicar conteúdos aprendidos durante a aula com o docente. Contudo, com o prosseguimento da monitoria, foram perceptíveis melhoras em relação à aprendizagem do conteúdo, possibilitando-os a terem mais independência durante a resolução de problemas e melhores notas durante a aplicação das provas. À vista disso, o papel da monitoria pode melhorar o desempenho acadêmico em disciplinas encaradas como difíceis pelos discentes, tornando-se de essencial importância para evitar possíveis evasões durante o curso, tendo uma posição indispensável dentro das instituições de ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8930_TB1895_28102025094504.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LEONEL FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Leonel Santos" "autor_email" => "franciscoleonelfds@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }