Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIVRO 3D POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Ambiental (EA) inclusiva desempenha um papel essencial na promoção da conscientização sobre a preservação ambiental, assegurando que todos, independentemente de habilidades ou necessidades específicas, tenham acesso a conhecimentos e práticas sustentáveis. Este estudo aborda o desenvolvimento e a aplicação de recurso didático para o ensino da EA, com ênfase nos impactos das mudanças climáticas. O objetivo deste estudo é contribuir para o processo educativo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no município de Pau dos Ferros-RN, ampliando práticas pedagógicas que integrem acessibilidade, ludicidade e sustentabilidade. No âmbito do projeto de pesquisa "Educação Ambiental em Ação: Recursos Didáticos para Transformar o Futuro", desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Campus Pau dos Ferros, foi elaborado um recurso didático para o ensino de EA, tendo como eixo temático os impactos das mudanças climáticas. A metodologia adotada para sua construção consistiu na criação de um livro 3D pop-up, cuja narrativa se desdobra em quatro cenários interativos: as consequências do desmatamento, o degelo das geleiras, a industrialização e uma comunidade sustentável como modelo de solução. Essa abordagem lúdica e visual busca facilitar a compreensão de conceitos complexos relacionados às mudanças climáticas, utilizando elementos táteis e visuais para engajar estudantes com diferentes necessidades de aprendizagem. A utilização desse recurso didático transcende a mera adaptação de conteúdo, promovendo a criação de um ambiente inclusivo e respeitoso que estimula a participação ativa de estudantes com necessidades específicas. A aprendizagem torna-se mais significativa quando os alunos interagem diretamente com o material, interpretando e aplicando conhecimentos por meio de experiências sensoriais e colaborativas. Além disso, reforça-se a ideia de que todos têm um papel fundamental na preservação ambiental, destacando a importância da responsabilidade coletiva na adoção de práticas sustentáveis.

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