LIVRO 3D POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125848 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2175 "inscrito_id" => 3646 "titulo" => "LIVRO 3D POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA" "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) inclusiva desempenha um papel essencial na promoção da conscientização sobre a preservação ambiental, assegurando que todos, independentemente de habilidades ou necessidades específicas, tenham acesso a conhecimentos e práticas sustentáveis. Este estudo aborda o desenvolvimento e a aplicação de recurso didático para o ensino da EA, com ênfase nos impactos das mudanças climáticas. O objetivo deste estudo é contribuir para o processo educativo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no município de Pau dos Ferros-RN, ampliando práticas pedagógicas que integrem acessibilidade, ludicidade e sustentabilidade. No âmbito do projeto de pesquisa "Educação Ambiental em Ação: Recursos Didáticos para Transformar o Futuro", desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Campus Pau dos Ferros, foi elaborado um recurso didático para o ensino de EA, tendo como eixo temático os impactos das mudanças climáticas. A metodologia adotada para sua construção consistiu na criação de um livro 3D pop-up, cuja narrativa se desdobra em quatro cenários interativos: as consequências do desmatamento, o degelo das geleiras, a industrialização e uma comunidade sustentável como modelo de solução. Essa abordagem lúdica e visual busca facilitar a compreensão de conceitos complexos relacionados às mudanças climáticas, utilizando elementos táteis e visuais para engajar estudantes com diferentes necessidades de aprendizagem. A utilização desse recurso didático transcende a mera adaptação de conteúdo, promovendo a criação de um ambiente inclusivo e respeitoso que estimula a participação ativa de estudantes com necessidades específicas. A aprendizagem torna-se mais significativa quando os alunos interagem diretamente com o material, interpretando e aplicando conhecimentos por meio de experiências sensoriais e colaborativas. Além disso, reforça-se a ideia de que todos têm um papel fundamental na preservação ambiental, destacando a importância da responsabilidade coletiva na adoção de práticas sustentáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3646_TB2175_28102025103339.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FELIPE CHAVES LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "francisco.lima60057@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125848 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2175 "inscrito_id" => 3646 "titulo" => "LIVRO 3D POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA" "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) inclusiva desempenha um papel essencial na promoção da conscientização sobre a preservação ambiental, assegurando que todos, independentemente de habilidades ou necessidades específicas, tenham acesso a conhecimentos e práticas sustentáveis. Este estudo aborda o desenvolvimento e a aplicação de recurso didático para o ensino da EA, com ênfase nos impactos das mudanças climáticas. O objetivo deste estudo é contribuir para o processo educativo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no município de Pau dos Ferros-RN, ampliando práticas pedagógicas que integrem acessibilidade, ludicidade e sustentabilidade. No âmbito do projeto de pesquisa "Educação Ambiental em Ação: Recursos Didáticos para Transformar o Futuro", desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Campus Pau dos Ferros, foi elaborado um recurso didático para o ensino de EA, tendo como eixo temático os impactos das mudanças climáticas. A metodologia adotada para sua construção consistiu na criação de um livro 3D pop-up, cuja narrativa se desdobra em quatro cenários interativos: as consequências do desmatamento, o degelo das geleiras, a industrialização e uma comunidade sustentável como modelo de solução. Essa abordagem lúdica e visual busca facilitar a compreensão de conceitos complexos relacionados às mudanças climáticas, utilizando elementos táteis e visuais para engajar estudantes com diferentes necessidades de aprendizagem. A utilização desse recurso didático transcende a mera adaptação de conteúdo, promovendo a criação de um ambiente inclusivo e respeitoso que estimula a participação ativa de estudantes com necessidades específicas. A aprendizagem torna-se mais significativa quando os alunos interagem diretamente com o material, interpretando e aplicando conhecimentos por meio de experiências sensoriais e colaborativas. Além disso, reforça-se a ideia de que todos têm um papel fundamental na preservação ambiental, destacando a importância da responsabilidade coletiva na adoção de práticas sustentáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3646_TB2175_28102025103339.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FELIPE CHAVES LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "francisco.lima60057@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }