MULHERES NA MATEMÁTICA: DESDOBRAMENTOS DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM FOLDER COMO RECURSO DIDÁTICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127395 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5769 "inscrito_id" => 12484 "titulo" => "MULHERES NA MATEMÁTICA: DESDOBRAMENTOS DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM FOLDER COMO RECURSO DIDÁTICO" "resumo" => "Este relato versa sobre um trabalho desenvolvido na ECI Monsenhor Manuel Vieira, localizada no município de Patos, na Paraíba, no âmbito do subprojeto de Matemática do PIBID da UEPB/CAPES. Seguindo Souza (2007) e Passos e Novaes (2024), analisamos o impacto do uso de um folder como recurso didático para trabalhar a temática Mulheres na Matemática. A elaboração do folder ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2025 e foi dividida em quatro etapas: revisão da literatura sobre a temática, escolha do conteúdo e escrita dos textos, desenvolvimento de uma atividade de investigação e criação do folder no Canva. O folder foi utilizado em duas aulas: a primeira, no dia 27/03, foi conduzida pelos dois primeiros autores numa turma de terceiro ano do ensino médio; a segunda, no dia 28/03, pelos terceiro e quarto autores numa turma de primeiro ano do ensino médio; ambas tiveram duração de 50 minutos e foram supervisionadas pela penúltima autora, que é a professora das turmas. Nessas aulas, os alunos foram indagados sobre quais homens contribuíram para a Matemática, indagação que sempre sabiam responder, situação que mudava totalmente quando a pergunta passava a ser sobre as contribuições das mulheres. A partir daí, as duplas de pesquisadores convidaram os alunos a manusear e ler o folder impresso que cada um recebeu. As aulas seguiram com a discussão do material e contaram com participação ativa da maioria dos alunos, sobretudo das alunas. A atividade investigativa, na perspectiva de Ponte (2003), consistiu em apresentar e trabalhar o método de Júlia para cálculo da raiz quadrada, formalizado por Tavares (2023), e foi o momento de maior dificuldade dos alunos, sobretudo devido a lacunas nas operações fundamentais. Concluímos que a utilização do folder foi positiva e importante para organizar as informações essenciais e as discussões desenvolvidas nas turmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12484_TB5769_30102025234031.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI SAMUEL MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "davi.medeiros@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127395 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5769 "inscrito_id" => 12484 "titulo" => "MULHERES NA MATEMÁTICA: DESDOBRAMENTOS DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM FOLDER COMO RECURSO DIDÁTICO" "resumo" => "Este relato versa sobre um trabalho desenvolvido na ECI Monsenhor Manuel Vieira, localizada no município de Patos, na Paraíba, no âmbito do subprojeto de Matemática do PIBID da UEPB/CAPES. Seguindo Souza (2007) e Passos e Novaes (2024), analisamos o impacto do uso de um folder como recurso didático para trabalhar a temática Mulheres na Matemática. A elaboração do folder ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2025 e foi dividida em quatro etapas: revisão da literatura sobre a temática, escolha do conteúdo e escrita dos textos, desenvolvimento de uma atividade de investigação e criação do folder no Canva. O folder foi utilizado em duas aulas: a primeira, no dia 27/03, foi conduzida pelos dois primeiros autores numa turma de terceiro ano do ensino médio; a segunda, no dia 28/03, pelos terceiro e quarto autores numa turma de primeiro ano do ensino médio; ambas tiveram duração de 50 minutos e foram supervisionadas pela penúltima autora, que é a professora das turmas. Nessas aulas, os alunos foram indagados sobre quais homens contribuíram para a Matemática, indagação que sempre sabiam responder, situação que mudava totalmente quando a pergunta passava a ser sobre as contribuições das mulheres. A partir daí, as duplas de pesquisadores convidaram os alunos a manusear e ler o folder impresso que cada um recebeu. As aulas seguiram com a discussão do material e contaram com participação ativa da maioria dos alunos, sobretudo das alunas. A atividade investigativa, na perspectiva de Ponte (2003), consistiu em apresentar e trabalhar o método de Júlia para cálculo da raiz quadrada, formalizado por Tavares (2023), e foi o momento de maior dificuldade dos alunos, sobretudo devido a lacunas nas operações fundamentais. Concluímos que a utilização do folder foi positiva e importante para organizar as informações essenciais e as discussões desenvolvidas nas turmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12484_TB5769_30102025234031.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI SAMUEL MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "davi.medeiros@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }