UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE A EFETIVIDADE DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO
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O referencial teórico baseia-se nos conceitos fundamentais de RA apresentados por Azuma (1997), complementados por estudos recentes sobre suas aplicações educacionais, como Silva e Rufino (2021), que realizaram uma revisão sistemática sobre as vantagens e desafios da RA no ensino médio, Borborema e Maurício (2024), que analisaram a percepção de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, e Lima et al. (2025), que abordam o potencial da RA para o ensino e aprendizagem em diferentes contextos. A metodologia utilizada será por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a aplicação prática de materiais desenvolvidos com RA, seguida da aplicação de questionários e da observação, visando mensurar alguns indicadores como compreensão, engajamento e retenção de conteúdo. A análise destes dados buscará identificar os possíveis benefícios e desafios relacionados ao uso da RA em ambientes escolares, bem como avaliar a sua capacidade de atuar como uma eventual substituta dos materiais didáticos tradicionais. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a discussão sobre inovação no ensino, oferecendo contribuições teóricas e práticas para a adoção da RA como um recurso pedagógico." 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