ESTUDO DO TEXTO DRAMÁTICO VIDA BREVE EM TRÊS FOTOGRAFIAS (1979), DO DRAMATURGO PORTUGUÊS BERNARDO SANTARENO (1920-1980), COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA OS MARCADORES IDENTITÁRIOS QUE MOLDAM MUTUAMENTE A PERSONAGEM PAU-SANTO, FILHO DE UMA MULHER NEGRA ESCRAVIZADA E UM BRANCO LUSITANO COLONIZADOR, QUE SE DESLOCA PARA PORTUGAL COM A FAMÍLIA DE SEU GENITOR, APÓS A GUERRA PELA LIBERTAÇÃO DE MOÇAMBIQUE. PERFILHADO PELO PAI, MAS TRATADO COMO “FILHO DE SEGUNDA”, JÁ QUE RECEBIA OS RESTOS DOS DESCENDENTES LEGÍTIMOS E NÃO TINHA ACESSO À EDUCAÇÃO, PAU-SANTO AINDA SERÁ ABANDONADO À PRÓPRIA SORTE NA CAPITAL PORTUGUESA, ONDE TERÁ DE ATUAR COMO MICHÊ E LADRÃO PARA SOBREVIVER. PRETENDE-SE, ASSIM, ANALISAR COMO AS DESIGUALDADES DE RAÇA E CLASSE SOCIAL SE INTERSECCIONAM À SEXUALIDADE PARA A CONSTITUIÇÃO DESSE JOVEM MOÇAMBICANO, ALÉM DE PROBLEMATIZAR A QUESTÃO COLONIAL E O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO PORTUGUÊS APÓS O 25 DE ABRIL, ESPECIALMENTE, PARA OS SUJEITOS QUE VIVIAM À MARGEM DA MARGEM DA SOCIEDADE DESDE O ESTADO NOVO. PARA TANTO, ESTE TRABALHO É SUBSIDIADO PELOS ESTUDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADES, ESTUDOS RACIAIS E CULTURAIS, E PELA INTERSECCIONALIDADE (COLLINS; BILGE, 2021), COMO TEORIA E FERRAMENTA ANALÍTICA. UMA VEZ QUE RAÇA, CLASSE E SEXUALIDADE SÃO CATEGORIAS QUE PERMEIAM O TEXTO TEATRAL DE BERNARDO SANTARENO, TORNAM-SE FUNDAMENTAIS PARA ANALISAR AS HIERARQUIAS, AS OPRESSÕES E AS RELAÇÕES DE PODER QUE PERMEIAM A VIDA DE PAU-SANTO, DELIMITANDO SUAS EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIA TANTO EM MOÇAMBIQUE QUANTO EM PORTUGAL.