DIFERENTE DA SÁTIRA, QUE ERA DIRIGIDA A UM PÚBLICO SUPOSTAMENTE ILETRADO, A POESIA LÍRICA BARROCA – NORMALMENTE ELABORADA EM TORNO DAS MULHERES BRANCAS E NOBRES – CODIFICA-SE COM OS PADRÕES DA CULTURA LETRADA DA ÉPOCA. SOB ESTA PERSPECTIVA E CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO DA POESIA BRASILEIRA ESTÁ RELACIONADO AO FATO DA POÉTICA COLONIAL TER COMO PRINCÍPIO ARTÍSTICO A IMITAÇÃO, DELIBERADA, DOS MODELOS PENINSULARES, O OBJETIVO DESTA COMUNICAÇÃO É ANALISAR A RELAÇÃO QUE A POESIA ATRIBUÍDA A GREGÓRIO DE MATOS ESTABELECE COM MODELOS E POÉTICAS ANTERIORES. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO IRÁ OBSERVAR A INFLUÊNCIA DE LUÍS VAZ DE CAMÕES, QUE INSPIRADO POR OUTROS POETAS COMO FRANCESCO PETRARCA, CONTRIBUIU NÃO APENAS PARA A MANUTENÇÃO DA IMAGEM DA MULHER IDEALIZADA NA LÍRICA AMOROSA, COMO TAMBÉM PARA A CRIAÇÃO DE PARÓDIAS CAMONIANAS RELACIONADAS ÀS DEFINIÇÕES DO AMOR, RECURSO FREQUENTEMENTE UTILIZADO PELO POETA BAIANO NO QUE DIZ RESPEITO À COMPOSIÇÃO DA IMAGEM FEMININA. EXAMINANDO OS QUESTIONAMENTOS APRESENTADOS, PRETENDE-SE, PORTANTO, APONTAR QUE O MODELO DA MULHER RECATADA, DISCRETA, PURA, SUBLIME E VIRTUOSA PERMANECE DURANTE A IDADE MÉDIA E CHEGA AO SÉCULO XVII, DEMONSTRANDO QUE, APESAR DE ELEVADA E VENERADA, ELA CONTINUA OCUPANDO UM LUGAR DE IMOBILIDADE: SUBMISSA À AVALIAÇÃO E À CONFIGURAÇÃO IDEALIZANTE E IRREAL MASCULINA. ISTO POSTO, ESTE ESTUDO INTENCIONA PROMOVER DISCUSSÕES AINDA PRESENTES NA SOCIEDADE.