A PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS CONTRASTES DA CIDADE DE LISBOA PRESENTES NOS POEMAS DAS OBRAS DE GOLGONA ANGHEL VIM PORQUE ME PAGAVAM (2011), E NADAR NA PISCINA DOS PEQUENOS (2017). BUSCANDO-SE, A PARTIR DISSO, TRABALHAR COM A TEORIA DA PAISAGEM DE MICHEL COLLOT PARA VERIFICAR COMO AS REFER?NCIAS AOS LUGARES CITADOS DA CIDADE COMP?EM UM PANORAMA VISUAL, DESDOBRANDO-SE COMO CR?TICA AO TEMPO CONTEMPOR?NEO. AL?M DISSO, O DI?LOGO INTERTEXTUAL QUE GOLGONA ANGHEL GERA COM AUTORES E PERSONAGENS DO CAMPO LITER?RIO, TECE O QUE SE DENOMINA DE PAISAGEM IMPL?CITA DE LISBOA. ASSIM, O OLHAR DO SUJEITO PO?TICO PARA O ENTRECRUZAMENTO DAS NUANCES DA CIDADE, CAPTA DELA AS SUAS CONTRADI??ES. COMO CARACTER?STICA DA LITERATURA, SOBRETUDO DA POESIA, FRAGMENTA??O DO SUJEITO J? FORA COLOCADA COMO RECURSO EXPRESSIVO DESDE O MODERNISMO. NO ENTANTO, PERCEBE-SE NESTA POESIA A M?LTIPLA DEMARCA??O N?O SOMENTE DE SUJEITOS, MAS SIM A VASTA ACUMULA??O E AT? SOBREPOSI??O DE TEMAS ABORDADOS. ESTE TRA?O INCORPORA AO POEMA MUITAS CAMADAS, TANTO DE CONTE?DO QUANTO DE CR?TICA, QUE CORROBORAM A NO??O DE GENEALOGIA DE MICHEL FOUCAULT. DESTE MODO, A AUTORA CHEGA ? CR?TICA AO CONTEMPOR?NEO VIA MUITAS PAISAGENS QUE, APARENTEMENTE S?O DESARTICULADAS, MAS TRA?AM UM PONTO DE CONVERG?NCIA NA DISPOSI??O DA CIDADE: A SUA REALIDADE QUE N?O PODE SER IGNORADA. REALIDADE ESSA DA MAIORIA DAS METR?POLES E, POR ISSO, A CR?TICA SOCIAL DE ANGHEL N?O SE DISSOCIA DO PASSADO, ANUNCIADO COMO O COME?O DO ESTADO DE RU?NA E DESENCANTAMENTO DESDOBRADO NO PRESENTE.