ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPARAR A OBRA O GUARDADOR DE REBANHOS, DO HETERÔNIMO DE FERNANDO PESSOA, ALBERTO CAEIRO, COM CLARO ENIGMA, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, A PARTIR DE UMA TEMÁTICA PRINCIPAL: NATUREZA VERSUS HISTÓRIA. PARA ISSO, SÃO ELENCADOS DOIS OPERADORES TEXTUAIS A FIM DE CONSIGNAR OS POEMAS DAS OBRAS: 1) À PROCURA DA ANIQUILAÇÃO DAS TENSÕES, PARA DISCUTIR O “OLHAR INFANTIL” DO EU LÍRICO CAEIRIANO PARA A NATUREZA EM PARTES VISANDO À ANULAÇÃO DA HISTÓRIA; E 2) À PROCURA DAS TENSÕES, COM A INTENÇÃO DE DEBATER COMO A AÇÃO HUMANA SUCUMBE ÀS FORÇAS NATURAIS, TORNANDO-SE, ASSIM, RUÍNA, NESTA OBRA DRUMMONDIANA. OS RESULTADOS PRELIMINARES APONTAM PARA APARENTE ALIENAÇÃO DO EU LÍRICO NO PRIMEIRO CASO E PARA UM AFASTAMENTO ESTRATÉGICO NO SEGUNDO, NUM TOM MELANCÓLICO E DE APURADA CONSCIÊNCIA. A PESQUISA JUSTIFICA-SE POR APRESENTAR COMPARAÇÃO NÃO TÃO COMUM ENTRE AS POÉTICAS REFERIDAS, JÁ QUE, GERALMENTE, SÃO ESCOLHIDOS OUTROS HETERÔNIMOS PESSOANOS RELACIONADOS AO POETA BRASILEIRO. A JUSTIFICATIVA, LOGO, POTENCIALIZA-SE PELO FATO DE O TRABALHO AMPLIAR OS ESTUDOS COMPARADOS ENTRE AS LITERATURAS MODERNAS DE PORTUGAL E BRASIL, INTEGRANDO, OPORTUNAMENTE, A LINHA TEMÁTICA 4 DESTE CONGRESSO: INTERLOCUÇÕES: LITERATURA PORTUGUESA E OUTRAS LITERATURAS. A METODOLOGIA COMPARATISTA UTILIZADA BASEIA-SE NA NOÇÃO DE ARQUIVOS, EM QUE TANTO AS OBRAS QUE CONSTITUEM O CORPUS DO TRABALHO QUANTO AQUELAS DO REFERENCIAL TEÓRICO SÃO MANIPULADAS POR MEIO DE UMA CONSIGNAÇÃO CAPAZ DE REORGANIZÁ-LAS A PARTIR DO TEMA PRINCIPAL DA PESQUISA, CONFIGURANDO UMA INTERVENÇÃO NAS OBRAS. ALIADA A ESSA ESTRATÉGIA, ESTÁ A PESQUISA CRÍTICA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTANDO-SE, PRINCIPALMENTE, EM: LOURENÇO (1981), PERRONE-MOISÉS (1982) E GIL (2000), CAMILO (2001) E DERRIDA (2001), PARA TRATAR DAS POÉTICAS DE ALBERTO CAEIRO, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E DO MÉTODO COMPARATIVO, RESPECTIVAMENTE.