A CONFISSÃO DE LÚCIO, DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO, É UMA OBRA MUITO ESTUDADA ENTRE OS PESQUISADORES DE LITERATURA PORTUGUESA. A CENA DA ORGIA DO FOGO, PORÉM, PERMANECE INEBRIANTE E MISTERIOSA PARA OS LEITORES ATÉ OS DIAS DE HOJE. NO PRESENTE TRABALHO, O JANTAR DA AMERICANA SERÁ DISCUTIDO COMO UM RITO DE INICIAÇÃO À VOLUPTUOSIDADE, AO GOZO LIBERTO DE CULPAS, DE UMA PLENITUDE DO EXCESSO BATAILLEANO. PARA CONSTRUIR ESSA IDEIA, FOI PRECISO EXPLORAR A AURA PARISIENSE DA BELLE ÉPOQUE, HERDEIRA DU FIN DU SIÈCLE – SEJA DOS POETAS MODERNOS COMO CHARLES BAUDELAIRE E ARTHUR RIMBAUD, SEJA DAS TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES ADVINDAS DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. EXPLORANDO A SUA FACE DIONISÍACA, ENCONTRAMOS UMA SACERDOTISA NA LITERATURA DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO QUE NOS OFERECE UMA PASSAGEM DE ENTRADA NA ARTE VOLUPTUOSIDADE QUE AUTORIZA O EROTISMO E O DANDISMO. EM SEQUÊNCIA, NOS DEDICAMOS À HIPÓTESE DE QUE A AMERICANA É UMA FACE INFERNAL DE JESUS CRISTO, OU UM JESUS ÀS AVESSAS; PARA ISSO, BUSCAMOS COMENTAR APROXIMAÇÕES E DISTÂNCIAS QUE HÁ ENTRE OS DOIS PERSONAGENS. ASSIM, SERÃO DISCUTIDOS ANALITICAMENTE OS QUATRO MOMENTOS DA NARRAÇÃO SOBRE A FESTA: (1) A DESCRIÇÃO FÍSICA DO AMBIENTE; (2) A DESCRIÇÃO FÍSICA DOS CONVIDADOS; (3) O REQUINTADO JANTAR; E (4) A SÉRIE DE ESPETÁCULOS QUE CONSTROEM O CLÍMAX PROPRIAMENTE DITO. OS PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS SÃO OS TRABALHOS ERÓTICA E SEMIÓTICA DECADENTISTA: UMA LEITURA DE A CONFISSÃO DE LÚCIO, DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO (2005), A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PESQUISADOR RAFAEL SANTANA GOMES; E “A CONFISSÃO DE LÚCIO: UM ENSAIO SOBRE A VOLUPTUOSIDADE” (2005), ARTIGO DA PROFESSORA TERESA CERDEIRA.