O presente painel estrutura-se na reflexão a respeito da carreira docente a partir dos estudos que constituem o Modelo Brasileiro de Carreira Docente (MBCD) desenvolvido por Ferreira (2014, 2023). Os artigos são oriundos de pesquisa realizada, em 2018, com professores nas fases de iniciação, estabilização e variação da carreira, segundo o MBCD, lotados na da rede estadual do Município de Itapetinga-BA. As categorias presentes na fundamentação teórica são: desenvolvimento profissional docente e carreira docente. Os caminhos metodológicos englobam a análise qualitativa e quantitativa suportada por referenciais bibliográficos da área. Os estudos ora apresentados, constroem uma reflexão em torno do perfil, situações que afetam negativamente e positivamente o trabalho docente, o grau de satisfação em relação ao salário e à carreira, bem como, o interesse desses profissionais em continuar na carreira e continuar se capacitando. O primeiro artigo analisa os professores em fase de iniciação da carreira, o segundo, os docentes em fase de estabilização, e o terceiro, aqueles docentes que se encontram na fase de variação. Tais estudos buscam contribuir para identificar as demandas e desafios da trajetória do professor em diferentes fases da carreira, bem como, subsidiar a construção de políticas de Desenvolvimento Profissional Docente que considerem as singularidades e nuances dessas etapas da trajetória profissional.