Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

PROJETO DE VIDA E NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 04: Políticas educacionais, avaliação e currículo
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107424
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 631
    "inscrito_id" => 1003
    "titulo" => "PROJETO DE VIDA E NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O Novo Ensino Médio trouxe inúmeras mudanças na Educação, desde os currículos até os instrumentos didáticos utilizados dentro e fora da sala de aula. Dois campos da educação foram particularmente afetados: o Projeto de Vida dos estudantes e o uso de Livros Didáticos. A partir dessa constatação, analisou-se livros didáticos da coleção Multiversos Ciências da Natureza, utilizados na rede estadual de ensino de Alagoas, com o objetivo de compreender como os conteúdos relacionados à Biologia eram abordados e quais Projetos de Vida são privilegiados. O estudo foi feito com uso da Análise de Conteúdo, de acordo com os preceitos de Bardin. A análise demonstrou que os conteúdos de Biologia não estão interligados aos d Física e Química, como a Base Nacional Comum Curricular recomenda. Ainda, tais conteúdos são geralmente superficiais, não aprofundando conceito algum. Por fim, não há esforço significativo para que o conhecimento presente nos livros didáticos se relacione ao cotidiano dos discentes. Desse modo, os livros da coleção estudada direcionam para um Projeto de Vida ligado ao mercado de trabalho pouco qualificado, não preparando os estudantes para o Ensino Superior ou outros caminhos possíveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 04: Políticas educacionais, avaliação e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1003_TB631_22042024104424.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA FARIAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA"
    "autor_email" => "maiarafarias112@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107424
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 631
    "inscrito_id" => 1003
    "titulo" => "PROJETO DE VIDA E NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O Novo Ensino Médio trouxe inúmeras mudanças na Educação, desde os currículos até os instrumentos didáticos utilizados dentro e fora da sala de aula. Dois campos da educação foram particularmente afetados: o Projeto de Vida dos estudantes e o uso de Livros Didáticos. A partir dessa constatação, analisou-se livros didáticos da coleção Multiversos Ciências da Natureza, utilizados na rede estadual de ensino de Alagoas, com o objetivo de compreender como os conteúdos relacionados à Biologia eram abordados e quais Projetos de Vida são privilegiados. O estudo foi feito com uso da Análise de Conteúdo, de acordo com os preceitos de Bardin. A análise demonstrou que os conteúdos de Biologia não estão interligados aos d Física e Química, como a Base Nacional Comum Curricular recomenda. Ainda, tais conteúdos são geralmente superficiais, não aprofundando conceito algum. Por fim, não há esforço significativo para que o conhecimento presente nos livros didáticos se relacione ao cotidiano dos discentes. Desse modo, os livros da coleção estudada direcionam para um Projeto de Vida ligado ao mercado de trabalho pouco qualificado, não preparando os estudantes para o Ensino Superior ou outros caminhos possíveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 04: Políticas educacionais, avaliação e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1003_TB631_22042024104424.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA FARIAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA"
    "autor_email" => "maiarafarias112@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Novo Ensino Médio trouxe inúmeras mudanças na Educação, desde os currículos até os instrumentos didáticos utilizados dentro e fora da sala de aula. Dois campos da educação foram particularmente afetados: o Projeto de Vida dos estudantes e o uso de Livros Didáticos. A partir dessa constatação, analisou-se livros didáticos da coleção Multiversos Ciências da Natureza, utilizados na rede estadual de ensino de Alagoas, com o objetivo de compreender como os conteúdos relacionados à Biologia eram abordados e quais Projetos de Vida são privilegiados. O estudo foi feito com uso da Análise de Conteúdo, de acordo com os preceitos de Bardin. A análise demonstrou que os conteúdos de Biologia não estão interligados aos d Física e Química, como a Base Nacional Comum Curricular recomenda. Ainda, tais conteúdos são geralmente superficiais, não aprofundando conceito algum. Por fim, não há esforço significativo para que o conhecimento presente nos livros didáticos se relacione ao cotidiano dos discentes. Desse modo, os livros da coleção estudada direcionam para um Projeto de Vida ligado ao mercado de trabalho pouco qualificado, não preparando os estudantes para o Ensino Superior ou outros caminhos possíveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.