A implementação de novas didáticas adequadas às demandas atuais possibilita o melhoramento de aprendizagem e a relação aluno-professor, tais como utilização de aparelhos tecnológicos com jogos de cunho educativo. Nesse viés, os alunos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID - do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, campus Sousa, realizaram o presente trabalho com o objetivo de criar uma metodologia educativa envolvendo tecnologias digitais, a fim de beneficiar e avaliar os estudantes do ensino médio. Para tanto, utilizou-se uma plataforma online para formar um questionário (QUIZ) de 10 (dez) questões, avaliando conhecimentos de teor linguístico. O questionário foi aplicado com cinco pessoas, e através do resultado foi observado que as questões relacionadas à temática de pontuação foram as que menos as pessoas obtiveram acertos. Porém, a questões de concordância verbal foram as mais acertadas. Dessa forma, observamos que há uma dificuldade na fixação de conhecimentos voltados à linguística, reforçando a importância de maior atenção ao lecionar o conteúdo supracitado em sala. Diante do que foi observado, nota-se a importância de utilização de metodologias ativas na sala de aula. E construir o jogo linguístico durante as atividades do PIBID, permitiu aos bolsistas desenvolver um olhar mais voltado para sala de aula, para as necessidades dos estudantes.