GRUPO DE CAPOEIRA HERANÇA DE ANGOLA - CAPOEIRA ANGOLA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126043 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2616 "inscrito_id" => 5553 "titulo" => "GRUPO DE CAPOEIRA HERANÇA DE ANGOLA - CAPOEIRA ANGOLA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Reconhecida mundialmente como patrimônio cultural, a capoeira valoriza o respeito mútuo e promove um ensino inclusivo, valorizando a diversidade cultural. O presente trabalho se materializa a partir da visita realizada ao Grupo de Capoeira Herança de Angola (GCHA), situado no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda-PE, com o objetivo de analisar e potencializar o conhecimento sobre essa luta ancestral nas escolas, assim como dar voz e visibilidade a esta cultura por meio de um relato acadêmico. A metodologia adotada foi o relato de experiência, realizada no contexto da disciplina de lutas da UFRPE. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista, realizada com o contramestre Sérgio Senna, responsável pelo GCHA, onde desempenha o papel de resgatar a ancestralidade e preservar a cultura afro-brasileira. A entrevista foi conduzida de forma semi-estruturada, seguindo perguntas norteadoras ao longo da conversa, abordando outros assuntos relevantes à visita. Em relação aos resultados a partir da entrevista, observamos a compreensão do fenômeno capoeira na vida de quem participa, onde o aprendizado é um valor inestimável. A capoeira angola é compreendida como uma filosofia de vida, que diante da função social do grupo, estabelecida em uma relação de aproximação dos conhecimentos do senso comum confrontando com saberes da práxis ancestral mediados pelo mestre, através de debates sobre o mundo para reflexões críticas da realidade social ao final das rodas. O GCHA realiza atividades para o público intergeracional ofertando oficinas de música, confecção de instrumentos e acesso a biblioteca física disponível no quilombo. Por fim, concluímos que muito desse conhecimento relacionado às lutas ancestrais não é experimentado, e explorado nas aulas de Educação Física escolar, o que contribui para o afastamento e manutenção do status onde o conhecimento negro é deslegitimado e marginalizado, distanciando a escola de cumprir com o seu papel social de emancipação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5553_TB2616_30102025225655.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ TURIANO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaturiano0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126043 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2616 "inscrito_id" => 5553 "titulo" => "GRUPO DE CAPOEIRA HERANÇA DE ANGOLA - CAPOEIRA ANGOLA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Reconhecida mundialmente como patrimônio cultural, a capoeira valoriza o respeito mútuo e promove um ensino inclusivo, valorizando a diversidade cultural. O presente trabalho se materializa a partir da visita realizada ao Grupo de Capoeira Herança de Angola (GCHA), situado no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda-PE, com o objetivo de analisar e potencializar o conhecimento sobre essa luta ancestral nas escolas, assim como dar voz e visibilidade a esta cultura por meio de um relato acadêmico. A metodologia adotada foi o relato de experiência, realizada no contexto da disciplina de lutas da UFRPE. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista, realizada com o contramestre Sérgio Senna, responsável pelo GCHA, onde desempenha o papel de resgatar a ancestralidade e preservar a cultura afro-brasileira. A entrevista foi conduzida de forma semi-estruturada, seguindo perguntas norteadoras ao longo da conversa, abordando outros assuntos relevantes à visita. Em relação aos resultados a partir da entrevista, observamos a compreensão do fenômeno capoeira na vida de quem participa, onde o aprendizado é um valor inestimável. A capoeira angola é compreendida como uma filosofia de vida, que diante da função social do grupo, estabelecida em uma relação de aproximação dos conhecimentos do senso comum confrontando com saberes da práxis ancestral mediados pelo mestre, através de debates sobre o mundo para reflexões críticas da realidade social ao final das rodas. O GCHA realiza atividades para o público intergeracional ofertando oficinas de música, confecção de instrumentos e acesso a biblioteca física disponível no quilombo. Por fim, concluímos que muito desse conhecimento relacionado às lutas ancestrais não é experimentado, e explorado nas aulas de Educação Física escolar, o que contribui para o afastamento e manutenção do status onde o conhecimento negro é deslegitimado e marginalizado, distanciando a escola de cumprir com o seu papel social de emancipação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5553_TB2616_30102025225655.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ TURIANO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anaturiano0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }