FÍSICA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO E CONSCIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126472 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3572 "inscrito_id" => 10462 "titulo" => "FÍSICA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO E CONSCIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um projeto desenvolvido na Escola Cidadã Integral Dr. Tercílio Teixeira da Cruz (Tacima-PB), com o objetivo de aproximar os estudantes do Ensino Médio dos conceitos fundamentais da Física por meio da experimentação prática, aliada à sustentabilidade. A proposta metodológica fundamenta-se na construção de experimentos utilizando materiais recicláveis, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, baseada na realização de atividades experimentais gamificadas, nas quais os alunos foram incentivados a explorar conteúdos de Mecânica, Termologia, Eletricidade, Magnetismo e Ondas. Foram construídos instrumentos científicos utilizando materiais acessíveis, como garrafas PET, fios de cobre e papelão, permitindo que os estudantes desenvolvessem habilidades investigativas, resolução de problemas e pensamento crítico. A experimentação foi complementada por discussões teóricas e desafios colaborativos, visando consolidar o aprendizado e promover o engajamento discente. Os resultados demonstram que a inserção de práticas experimentais com materiais recicláveis favorece a aprendizagem significativa da Física, despertando o interesse dos estudantes e promovendo maior compreensão dos fenômenos científicos. Além disso, a abordagem sustentável contribuiu para o desenvolvimento da consciência ambiental, incentivando práticas de reaproveitamento e consumo consciente. Conclui-se que a metodologia empregada se mostrou eficaz na democratização do ensino de Ciências, proporcionando uma experiência educacional inovadora e contextualizada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10462_TB3572_10112025234701.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI SOUSA TEIXEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "davi.sousat271@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126472 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3572 "inscrito_id" => 10462 "titulo" => "FÍSICA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO E CONSCIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um projeto desenvolvido na Escola Cidadã Integral Dr. Tercílio Teixeira da Cruz (Tacima-PB), com o objetivo de aproximar os estudantes do Ensino Médio dos conceitos fundamentais da Física por meio da experimentação prática, aliada à sustentabilidade. A proposta metodológica fundamenta-se na construção de experimentos utilizando materiais recicláveis, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, baseada na realização de atividades experimentais gamificadas, nas quais os alunos foram incentivados a explorar conteúdos de Mecânica, Termologia, Eletricidade, Magnetismo e Ondas. Foram construídos instrumentos científicos utilizando materiais acessíveis, como garrafas PET, fios de cobre e papelão, permitindo que os estudantes desenvolvessem habilidades investigativas, resolução de problemas e pensamento crítico. A experimentação foi complementada por discussões teóricas e desafios colaborativos, visando consolidar o aprendizado e promover o engajamento discente. Os resultados demonstram que a inserção de práticas experimentais com materiais recicláveis favorece a aprendizagem significativa da Física, despertando o interesse dos estudantes e promovendo maior compreensão dos fenômenos científicos. Além disso, a abordagem sustentável contribuiu para o desenvolvimento da consciência ambiental, incentivando práticas de reaproveitamento e consumo consciente. Conclui-se que a metodologia empregada se mostrou eficaz na democratização do ensino de Ciências, proporcionando uma experiência educacional inovadora e contextualizada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10462_TB3572_10112025234701.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI SOUSA TEIXEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "davi.sousat271@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }