LUZ AOS OLHOS: AMPLIANDO A VISÃO E A SENSIBILIDADE POR MEIO DA CIÊNCIA E DA ARTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127060 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5068 "inscrito_id" => 7306 "titulo" => "LUZ AOS OLHOS: AMPLIANDO A VISÃO E A SENSIBILIDADE POR MEIO DA CIÊNCIA E DA ARTE" "resumo" => "Partindo do princípio de que a realidade é um todo complexo e ampliado, cuja apreensão plena está além das nossas capacidades individuais, neste trabalho foi utilizado a abordagem de ensino que alia ciência, tecnologia, arte e sensibilidade no processo educativo: abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) que significa o trabalho integrado entre Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essa abordagem interdisciplinar teve como objetivo principal compreender a construção da imagem e o ato de ver, tanto do ponto de vista científico quanto estético e subjetivo. Utilizou-se uma metodologia exploratória, com prática imersiva, em que estudantes vinculadas à pesquisa de extensão do IFPE - Campus Recife construíram e testaram Microscópios de Baixo Custo (MBC) com o uso de smartphones - ferramenta pedagógica estratégica por ser acessível, potente para instigar a curiosidade, a criatividade, a descoberta e a sensibilidade dos estudantes. Os professores oportunizaram aprendizagem ativa e imersiva, unindo teoria e prática, integrando conhecimentos de Física (com ênfase na Óptica), Biologia (visão, percepção), Sociologia (olhar social), Estética (sensibilidade e beleza) e outras áreas, por meio de oficinas de fotografia, para exercitarem o olhar, não apenas com o ideal da objetividade científica, mas também explorando a dimensão poética, estética e emocional das imagens, numa abordagem "maker", resultando na construção de um portfólio digital que culminou numa exposição para promover novas percepções por um público maior. Dessa forma, não apenas ampliaram a visão física — com lentes, luzes e dispositivos — mas também expandiram a percepção simbólica e crítica sobre o mundo, evidenciando a polissemia das imagens e dos olhares que lançamos sobre a realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7306_TB5068_29102025153333.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA DE SOUZA ROLIM" "autor_nome_curto" => "ANA Luiza Rolim" "autor_email" => "analuizarolim3@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127060 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5068 "inscrito_id" => 7306 "titulo" => "LUZ AOS OLHOS: AMPLIANDO A VISÃO E A SENSIBILIDADE POR MEIO DA CIÊNCIA E DA ARTE" "resumo" => "Partindo do princípio de que a realidade é um todo complexo e ampliado, cuja apreensão plena está além das nossas capacidades individuais, neste trabalho foi utilizado a abordagem de ensino que alia ciência, tecnologia, arte e sensibilidade no processo educativo: abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) que significa o trabalho integrado entre Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essa abordagem interdisciplinar teve como objetivo principal compreender a construção da imagem e o ato de ver, tanto do ponto de vista científico quanto estético e subjetivo. Utilizou-se uma metodologia exploratória, com prática imersiva, em que estudantes vinculadas à pesquisa de extensão do IFPE - Campus Recife construíram e testaram Microscópios de Baixo Custo (MBC) com o uso de smartphones - ferramenta pedagógica estratégica por ser acessível, potente para instigar a curiosidade, a criatividade, a descoberta e a sensibilidade dos estudantes. Os professores oportunizaram aprendizagem ativa e imersiva, unindo teoria e prática, integrando conhecimentos de Física (com ênfase na Óptica), Biologia (visão, percepção), Sociologia (olhar social), Estética (sensibilidade e beleza) e outras áreas, por meio de oficinas de fotografia, para exercitarem o olhar, não apenas com o ideal da objetividade científica, mas também explorando a dimensão poética, estética e emocional das imagens, numa abordagem "maker", resultando na construção de um portfólio digital que culminou numa exposição para promover novas percepções por um público maior. Dessa forma, não apenas ampliaram a visão física — com lentes, luzes e dispositivos — mas também expandiram a percepção simbólica e crítica sobre o mundo, evidenciando a polissemia das imagens e dos olhares que lançamos sobre a realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7306_TB5068_29102025153333.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA DE SOUZA ROLIM" "autor_nome_curto" => "ANA Luiza Rolim" "autor_email" => "analuizarolim3@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }