Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA REDE MUNICIPAL DE RIO LARGO – AL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127732
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6522
    "inscrito_id" => 14782
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA REDE MUNICIPAL DE RIO LARGO – AL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre os cursos de formação continuada ministrados para professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, durante o ano letivo de 2025, da rede municipal de ensino de Rio Largo – AL. As formações têm como objetivo principal contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos docentes, a partir de temáticas prioritárias indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, tais como o uso de metodologias ativas (Moran, 2015; Bacich & Moran, 2018), o trabalho com descritores do SAEB, a avaliação da aprendizagem e a inserção de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Os encontros formativos ocorrem mensalmente, numa duração de 4 horas cada e estão previstos oito encontros durante o ano. Os mesmos são planejados de modo colaborativo, introduzindo cada momento formativo com embasamento teórico, análise dos descritores do SAEB e habilidades da BNCC e suas conexões, com sugestões metodológicas apropriadas à realidade dos professores, das escolas e da rede, e organizados por meio de oficinas práticas, discussões reflexivas e socialização de experiências. Os resultados observados apontam avanços na participação dos professores, diversificação das estratégias de ensino e maior intencionalidade no uso de tecnologias e avaliações. O trabalho enfatiza a importância da formação continuada contextualizada como instrumento de valorização docente e melhoria da qualidade da educação matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14782_TB6522_30102025162745.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA PATRICIA SILVA CANDIDO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana_mat@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127732
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6522
    "inscrito_id" => 14782
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA REDE MUNICIPAL DE RIO LARGO – AL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre os cursos de formação continuada ministrados para professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, durante o ano letivo de 2025, da rede municipal de ensino de Rio Largo – AL. As formações têm como objetivo principal contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos docentes, a partir de temáticas prioritárias indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, tais como o uso de metodologias ativas (Moran, 2015; Bacich & Moran, 2018), o trabalho com descritores do SAEB, a avaliação da aprendizagem e a inserção de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Os encontros formativos ocorrem mensalmente, numa duração de 4 horas cada e estão previstos oito encontros durante o ano. Os mesmos são planejados de modo colaborativo, introduzindo cada momento formativo com embasamento teórico, análise dos descritores do SAEB e habilidades da BNCC e suas conexões, com sugestões metodológicas apropriadas à realidade dos professores, das escolas e da rede, e organizados por meio de oficinas práticas, discussões reflexivas e socialização de experiências. Os resultados observados apontam avanços na participação dos professores, diversificação das estratégias de ensino e maior intencionalidade no uso de tecnologias e avaliações. O trabalho enfatiza a importância da formação continuada contextualizada como instrumento de valorização docente e melhoria da qualidade da educação matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14782_TB6522_30102025162745.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA PATRICIA SILVA CANDIDO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana_mat@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre os cursos de formação continuada ministrados para professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, durante o ano letivo de 2025, da rede municipal de ensino de Rio Largo – AL. As formações têm como objetivo principal contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos docentes, a partir de temáticas prioritárias indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, tais como o uso de metodologias ativas (Moran, 2015; Bacich & Moran, 2018), o trabalho com descritores do SAEB, a avaliação da aprendizagem e a inserção de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Os encontros formativos ocorrem mensalmente, numa duração de 4 horas cada e estão previstos oito encontros durante o ano. Os mesmos são planejados de modo colaborativo, introduzindo cada momento formativo com embasamento teórico, análise dos descritores do SAEB e habilidades da BNCC e suas conexões, com sugestões metodológicas apropriadas à realidade dos professores, das escolas e da rede, e organizados por meio de oficinas práticas, discussões reflexivas e socialização de experiências. Os resultados observados apontam avanços na participação dos professores, diversificação das estratégias de ensino e maior intencionalidade no uso de tecnologias e avaliações. O trabalho enfatiza a importância da formação continuada contextualizada como instrumento de valorização docente e melhoria da qualidade da educação matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.