EM HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA, DE JOSÉ SARAMAGO, HÁ UMA ESPÉCIE DE PERSONAGEM QUE DOMINA A NARRATIVA COMPLETAMENTE, ATRAVESSANDO CERCA DE MIL ANOS DE HISTÓRIA DE PORTUGAL. TRATA-SE DA CIDADE DE LISBOA, QUE ASSUME NA NARRATIVA UM PAPEL CENTRAL, ONIPRESENTE. MAIS DO QUE UMA REFERÊNCIA GEOGRÁFICA, O AUTOR TRANSFORMA ESSA CIDADE EM UM ESPAÇO POLIFÔNICO, COM UM PROTAGONISMO DIFERENCIADO NO ENREDO, JÁ QUE ATRAVÉS DELE É DISCUTIDA E PROBLEMATIZADA A IDEIA DE UMA NACIONALIDADE PORTUGUESA. ESSA IMPORTÂNCIA DE LISBOA NA OBRA TRANSCENDE A CONDIÇÃO DE LÓCUS PARA SE CONSTITUIR UMA TESSITURA DE REFERÊNCIAS ESQUECIDAS NO TEMPO, RESGATADAS PELA ESCRITA LITERÁRIA DE SARAMAGO. EM NOSSA COMUNICAÇÃO, BUSCAREMOS DEMONSTRAR COMO ESSA CIDADE ESCRITA É UM PALIMPSESTO CUJAS MUITAS CAMADAS SE ARTICULAM PARA A COMPREENSÃO DE UM SENTIDO DE PORTUGALIDADE. COM ESSE VIÉS, TRATAREMOS ESPECIALMENTE DE SUAS RAÍZES ÁRABES, SOTERRADAS NO PASSADO PELA AÇÃO DOS REIS CATÓLICOS PORTUGUESES E SUAS LUTAS POR EXPANSÃO E OCUPAÇÃO DE TERRITÓRIOS. AS MARCAS DO PASSADO ÁRABE PODEM NÃO ESTAR CONCRETAMENTE INSCRITAS NAS CALÇADAS PORTUGUESAS DE HOJE, MAS FORAM RECUPERADAS EM HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA, QUANDO O AUTOR RECONTA À SUA MANEIRA A EXPULSÃO DOS MOUROS DA CAPITAL PORTUGUESA E A CONECTA COM A LISBOA DO PRESENTE. NOSSA ABORDAGEM INSERE-SE EM ESTUDOS DA PAISAGEM, COMO VEM DESENVOLVENDO HÁ DÉCADAS MICHEL COLLOT. NESSE CAMPO TEÓRICO-CRÍTICO, DESTACAMOS A ESCRITA DE CIDADES COMO UMA CONSTRUÇÃO CULTURAL, NA MEDIDA EM QUE SE ARTICULAM HISTÓRIA, MEMÓRIA E SUJEITOS.